quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FIQUE POR DENTRO

Vem aí !

II FESTIVAL DE TEATRO
CENA ABERTA

De 12 à 21 de Maio de 2011






A TROPA DO BALACO BACO agradece aos Grupos e Cia´s que se inscreveram para o II Festival Cena Aberta. Avisamos que conforme o edital estaremos divulgando a lista dos espetáculos que irão participar no dia 18 de Março de 2011.


Festival Cena Aberta é Pauta de Reunião...


A reunião com a representante do poder publico municipal de Arcoverde a Vice Prefeita Madalena Brito aconteceu no dia 26 de Janeiro, Além de discutir o movimento artístico arcoverdense detalhou o apoio destinado a Prefeitura municipal de Arcoverde para realização do II Festival Cena Aberta.

Presentes nesta reunião estavam também o Produtor Cultural Romualdo Freitas e a Diretoria da Tropa do Balaco Baco; Everaldo Marques, Ronaldo Brian.



Na conversa, depois de uma breve avaliação do primeiro FCA alguns indicativos permearam a pauta que visava desenhar o arcabouço do que será a segunda edição do Cena Aberta. Locais de apresentações, permanencia dos grupos participantes durante todo o festival, programação e divulgação, Abertura da grade para outras línguagens artísticas, foram alguns dos pontos discutidos. Outro aspecto abordado foi a adesão de Arcoverde ao Sistema Nacinal de Cultura, tema especifico das mesas redondas do Festival, que envolverá representações da Prefeitura Municipal, da Câmera de Vereadores, do Ministério da Cultura e principalmente da comunidade cultural arcoverdense.


Com a sua segunda mostra em contagem progressiva a tropa acredita no avanço e aposta numa programação que contemple a democratização do acesso à cultura.

Paralelo ao FCA estamos articulando a realização do IX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, previsto para os ultimos cinco dias do Festival, de 17 à 21 de Maio. Um encontro que promete a troca de idéias e esclerecimentos a Artistas e sociedade civil, reafirmando a rua como espaço de expressão da Tropa do Balaco Baco.

REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA


A Rede Brasileira de Teatro de Rua criada em março de 2007, em Salvador/BA, é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os artistas-trabalhadores e grupos pertencentes a ela podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez mais, suas ações e pensamentos.

Sua missão: de lutar por políticas públicas culturais com investimento direto do Estado em todas as instâncias: municípios, Estados e União, para garantir o direito à produção e o acesso aos bens culturais a todos os cidadãos brasileiros.


Romualdo Freitas falou também sobre o encontro da Rede Brasileiro de Teatro de Rua que provavelmente irá acontecer paralelo ao FCA.




CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA SOBRE O II FESTIVAL CENA ABERTA

___________________________________



...MUDANDO DE ASSUNTO...


Depois de participar da mostra de Artes SESC - Arcoverde, Aldeia olho D'àgua dos Bredos, de levantar, subir e descer nas ruas de triunfo - PE, no Natal do SESC - Trinfo. A cobra vai é fumar no buraco da tropa.

A TROÇA surge em 2010 na cidade de Arcoverde fundado pelo o brincante Romualdo Freitas que ao chegar em Arcoverde depois de passar uma temporada no Rio Branco - AC, percebe que o carnaval que havia na cidade passou por modificações. Assim pensou em fazer um bicho que trouxesse as pessoas para foliar sem ter que sair da cidade. O Bloco segue de acordo com a brincadeira e tem tudo que tem direito: é estantarte, maestro, boi, burricas, à la ursas, fantasiados, confetes... Há, e mais! Tem uma cobra que engole os foliões, numa festa fora dela e outra dentro dela!

"Descofiada a cobra passa pelos bois tranquilamente bem alimentada pelo o povo que fica dentro dela ao som de muito frevo a cobra vai é fumar!"





Um comentário:

  1. Um abraço para toda a tropa do Balacobaco, estive na Feijoada da Cobra da Bexiga Lixa, e posso afirmar que animação não falta quando esta galera bota o bixo na rua,com certeza o carnaval terá um diferencial com esta cobra.... Eita Cobra da Pesta de arretada;

    ResponderExcluir